O que é e como analisar o relatório de apontamentos por cliente no Operand

O objetivo desse relatório é mostrar o custo da mão de obra de cada um dos colaboradores com base no valor-hora e apontamentos de horas realizados, em relação aos seus clientes.

Para que uma empresa seja saudável financeiramente é preciso que gere lucros. A fórmula básica é: as despesas não podem superar as receitas, ou seja, não pode gastar mais do que ganha. 

No relatório de apontamentos por cliente do Operand, é possível entender o custo da mão de obra, com base no apontamento de horas e valor-hora de todos os integrantes da equipe e, com outros relatórios, entender se sua empresa está ganhando ou ficando no prejuízo.

Um cliente que paga valor x de fee mensal, mas consome muitas horas de trabalho da sua equipe e o custo da mão de obra é duas vezes maior, é um sinal vermelho bem grande.

Valor-hora dos colaboradores

É impossível identificar o custo das horas apontadas se não existir um valor como base para fazer o cálculo, certo? É aí que entra o valor-hora, que deve ser informado no cadastro de cada um dos colaboradores.

Esse valor pode mudar a medida que o salário é reajustado ou que outros fatores são incluídos no cálculo, então se certifique de que o valor-hora esteja sempre atualizado.

Disciplina no apontamento de horas

O relatório só será útil para análise se, além do valor-hora informado, a sua empresa tiver o hábito de realizar o apontamento de horas. Mais que isso, toda a equipe precisa entender os reais benefícios dessa ferramenta que vão muito, mas muito além do que um simples controle de horas. 

Você pode fazer o registro das horas trabalhadas em determinado job de forma manual ou automática, por dentro do próprio job ou pelas pautas. O modo automático é o mais indicado, tendo em vista a precisão do registro.

Como analisar o relatório de apontamentos por cliente

Com a cultura do timesheet implementada e fazendo parte do fluxo de trabalho da sua equipe, valor-hora de todos os colaboradores informados e atualizados, é chegada a hora de analisar os resultados. 

Para ter acesso a esse relatório, você precisa ter permissão de acesso total aos cadastros dos clientes, ok? 

As informações são apresentadas em duas visões: a resumida e a detalhada.

Visão Resumida

De forma clara, é possível identificar através do gráfico apontamentos, o total de horas apontadas para cada cliente e quanto elas custaram para a sua empresa.

E, ao lado, o gráfico valor apontamentos, que é uma forma visual mais fácil de identificar quais clientes tiveram o custo mais alto ou mais baixo, de acordo com os filtros realizados.

Visão Detalhada

É uma lista e são apresentadas todas as informações relacionadas aos apontamentos de horas e valor-hora: cliente, projeto, se foi um retrabalho, as horas estimadas e as apontadas, o valor total dos apontamentos e a média do valor-hora. 

Se você quiser, por exemplo, saber quais clientes tiveram mais horas apontadas para refação e quanto isso custou para sua empresa, utilize os filtros de período e sim para o retrabalho. 

Você pode exportar a visão detalhada para um PDF ou Excel, onde poderá trabalhar mais com filtros. 

Com esse relatório, é possível verificar, por exemplo:

  • se o custo da mão de obra dedicada a um cliente é justo, comparando com o que ele te paga;
  • diferenças muito grandes em relação a horas normais e de retrabalho. Se um cliente solicita muitas alterações e isso impacta no custo da mão de obra e não existe uma cobrança por essas refações, é preciso tomar alguma atitude;
  • custo para executar determinados tipos de projetos, como aqueles de gerenciamento de redes sociais ou desenvolvimento de website.

Lembrando que, tudo isso depende de um controle realmente eficiente das horas dedicadas, por toda a equipe, na execução das atividades e atualização do valor-hora no cadastro de todos os colaboradores. 

Importante: informações relacionadas a projetos ocultos e documentos pertencentes a projetos ocultos não são contabilizadas nos relatórios.

 

 

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