O primeiro passo para gerenciar as contas bancárias no sistema, é realizar o seu cadastro e indicar o saldo que cada conta possui em caixa. Para mais detalhes sobre saldo inicial de contas, clique aqui.

Com as contas cadastradas, você pode acessar o módulo FINANCEIRO > Lançamentos e registrar as movimentações financeiras. Por padrão, o sistema listará as movimentações do mês atual e indicadores de todas as contas cadastradas, mas por meio dos filtros, podemos separar e visualizar cada conta individualmente.

Para entender como está a saúde financeira da sua empresa, analise o indicador Saldo Acumulado:

  • Anterior: este valor é resultado da soma de todos os lançamentos realizados (Quitados) dos meses anteriores à data consultada.
  • Realizado: este valor é resultado da somatória do saldo anterior com os lançamentos realizados (Quitados) do período consultado. Se você estiver visualizando o mês corrente, você terá o saldo atual da conta bancária.
  • Previsto: este valor é resultado da somatória do saldo anterior com os lançamentos realizados (Quitados), mais os valores em aberto do período consultado.

Aplicando disciplina e acompanhamento diário na gestão financeira, você terá o saldo atual das contas bancárias por meio do indicador Realizado, além de ter uma previsão dos recursos disponíveis auxiliando no planejamento estratégico.

Encontrou sua resposta?