Como agrupar lançamentos financeiros?

É bastante comum que um cliente faça um pagamento único correspondente a vários lançamentos financeiros, referentes aos serviços realizados durante o mês, por exemplo.

Se você precisar emitir um recibo de pagamento para o cliente, é muito mais prático fazer isso com o valor total, em vez de um para cada lançamento, concorda?

Quando os lançamentos forem do mesmo Sacado/Cedente, é possível realizar o agrupamento das faturas no Operand.

Para isso, basta clicar em Financeiro > Lançamentos > Menu de contexto (três pontinhos) ao lado de um dos lançamentos desejados > Selecionar, selecionar os demais lançamentos e clicar em Agrupar, na barra superior. Após isso, revise as informações e clique em Salvar

Dica: sugerimos que altere o título, para que fique menos extenso.

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Ao realizar o agrupamento, todos os lançamentos são cancelados e um novo é criado com o valor total. No entanto, um histórico é mantido nesse novo lançamento, permitindo que você consulte os valores e datas originais de cada parcela agrupada e acesse os lançamentos cancelados.

Para consultá-lo, na tela do lançamento, clique em Histórico.

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Ao agrupar lançamentos gerados a partir de uma proposta, por exemplo, lá no documento essas faturas aparecerão como canceladas e você poderá visualizar mais detalhes, ao passar o mouse sobre o ícone de aviso.

Além disso, também é possível acessar a fatura antiga e conferir no histórico em qual lançamento ela está agrupada.

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Dica: com as faturas agrupadas, é possível gerar um recibo de um único lançamento, correspondente a todos os jobs realizados. 

 

 

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