Toda empresa possui despesas seja ela recorrente ou não. As despesas podem ser classificadas de diversas maneiras e as duas principais classificações são:

Custos variáveis: classificamos como custos variáveis as despesas que variam de acordo com a produção ou vendas de uma empresa. Os custos variáveis estão relacionados ao tipo de negócio. Ex.: Contratação de um freelancer para atender a demanda de um cliente.

Custos fixos: classificamos como custos fixos os gastos recorrentes. Os custos fixos estão relacionados a estrutura do negócio. Ex.: Conta de Telefone, Aluguel, Salários, etc.

Os custos fixos podem ser cadastrados para os meses previstos, neste caso, estipulamos como custo fixo a média mensal praticada nos últimos 12 meses. Para efetuar o lançamento, acesse o módulo FINANCEIRO > Lançamentos > botão - para adicionar despesa, preencha os campos obrigatórios e no campo Condição selecione a opção Mensal.

O lançamento de custos recorrentes auxilia no planejamento orçamentário e com o Relatório Fluxo de Caixa, podemos identificar as principais despesas de uma empresa. Para mais detalhes, clique aqui.

Encontrou sua resposta?