O cliente fechou um projeto com a sua empresa, mas você não sabe se está valendo a pena ou não mantê-lo? Fique tranquilo, vamos ajudar você! Neste artigo, indicaremos dois relatórios que você pode utilizar para entender o retorno financeiro que um projeto gerou.

Relatório Movimentação por Cliente (financeiro): 

Com este relatório, você terá o resultado das movimentações financeiras dos projetos que executa, ou seja, visualizar tudo o que entrou (contas à receber), tudo o que saiu (contas à pagar) e o saldo final. Acesse o Relatório Movimentação por Cliente e clique em + Filtros para abrir as opções de filtro disponíveis. Você pode trabalhar usando apenas três filtros: 

  • Referente ao cliente: selecione o nome do cliente;
  • Projeto: selecione o nome do projeto;
  • Data: personalize o período desejado;

Clique em Buscar e escolha entre o formato Resumido ou Detalhado para visualizar o resultado da busca. Para o negócio de qualquer empresa ser rentável, o total de receitas deve ser maior que o total de despesas gerando um saldo positivo. 

Relatórios Apontamentos por Usuário (pessoas):

Não basta analisar os valores aplicados na execução de um projeto. É necessário também, analisar os gastos que sua empresa tem para atender o projeto do cliente, por exemplo, os recursos necessários para manter os colaboradores trabalhando em sua empresa. Esse cálculo é mais detalhado e vai além do salário que o colaborador recebe, por exemplo, custo de aluguel, internet, softwares, etc. Tudo isso deve ser considerado no momento de precificar seus serviços, caso contrário, poderá ter problemas na hora de fechar a conta.

Para saber mais detalhes, clique aqui.

Para que o Relatório Apontamentos por Usuário apresente informações precisas, é necessário registrar o valor/hora de cada colaborador de sua empresa e usar o recurso timesheet para apontar horas nas atividades de um projeto. Após isso, acesse o Relatório Apontamentos por Usuário e clique em + Filtros para abrir as opções de filtro disponíveis.

Use filtros similares aos que indicado no relatório anterior:

  • Cliente: selecione o nome do cliente;
  • Projeto: selecione o nome do projeto;
  • Período: selecione a opção ignorar data*;

*Filtro período > ignorar data: você precisa ver o valor total dos apontamentos de um projeto, independente de quando eles aconteceram. 

Clique em Buscar e escolha entre o formato Resumido ou Detalhado para visualizar o resultado da busca. Na visão Detalhado, fique de olho no valor total apresentado ao final da coluna Valor apontamentos - R$, este valor é o custo que sua empresa tem com os colaboradores que trabalharam no projeto selecionado.

Vale lembrar que estes cálculos são simples! Portanto, que tal analisar as informações do Relatório Movimentação por Cliente “cruzando” com as informações apresentadas no Relatório Apontamentos por Usuário? Você terá uma base para entender quanto o seu negócio está lhe trazendo de retorno!

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